segunda-feira, 25 de agosto de 2014

A Diferença entre o Agente e o Corretor de Seguros?

Entre os três grandes canais de venda - o corretor, o agente e o sistema financeiro - em qualquer lugar do planeta, o corretor é o mais capacitado para atender bem o segurado.
O corretor é - por definição e até por lei - o representante do segurado junto à seguradora. Portanto, cabe a ele cuidar dessa relação, agindo não apenas como vendedor, mas principalmente como consultor na indicação da apólice, e defensor do segurado após a ocorrência do sinistro. Ao contrário do agente, que é um vendedor de seguros vinculado a uma companhia seguradora, o corretor de seguros é um profissional autônomo, impedido de ter esse tipo de ligação, justamente para caracterizar explicitamente sua vinculação com o segurado, que é - o que pouca gente sabe - quem lhe paga a comissão.

De acordo com análise do texto acima, qual a diferença entre o agente e o corretor? E se futuramente no ponto de vista atual se essa profissão irá acabar?


Postado: Marcio,Edson,Romário e Renato

2 comentários:

  1. No meu ponto de vista tem poucas diferenças uma profissão para outra, o Agente ele tem vinculo com uma companhia de seguros só, no intuito de aumentar a produção por outros caminhos, já o Corretor ele é autônomo
    não tem vinculo com nenhuma companhia, pelo ao contrário tem um leque de opções maior, pois pode trabalhar com diversas seguradoras, não tem meta apenas as pessoais e não fica preso a nenhuma. De acordo com a aula de Direito de Seguros tivemos a informação que no brasil não existe agentes de seguros ainda, temos representantes de seguros exemplo Casas Bahia com a venda da garantia estendida, ou seja tendo um vinculo com a seguradora que trabalha. O agente vai crescer muito no brasil mais pelo fato do brasileiro não ter o costume de fazer seguros, na minha opinião não irá ofuscar o corretor, pelo contrário o mercado vai ficar mais interessante pois competitivo, isso irá ajudar as pessoas que entrarem para esse ramo se reinventarem, se qualificando melhor e montando estratégias de marketing melhores do que os concorrentes de comissionamento e de negócios.

    ResponderExcluir
  2. Juridicamente, agente de seguros e corretor de seguros não se confundem. O agente é uma figura que ainda não foi regulamentada , enquanto o corretor já encontra-se estabelecido no mercado de seguros.
    Quanto a questão da profissão, devemos lembrar que a escolha da carreia inicia desde pequeno.
    Existe os grupos de jovens que são influenciados pela carreira dos pais, e outros jovens que estão a procura de profissões com meios mais fáceis de ingressar no mercado de trabalho, e ainda temos a TECNOLOGIA, atualmente, a maior fonte de inovações que seduzem muitos destes jovens.
    Para que a expectativa de vida da profissão de CORRETOR perdure, muitos fatores devem ser avaliados, como:
    1- Motivar os jovens a carreira de CORRETOR.
    2- Expandir a cultura do corretor na sociedade.
    3- Aumentar a parceria (Consumidor,Seguradoras e outras entidades).
    4-Tornar atrativo a profissão.
    5-Novas ferramentas de venda,
    O momento é estratégico para várias profissões, alguns terão sucesso e outros simplesmente, serão arquivados.

    ResponderExcluir