ASANGÚSTIAS DA FASE DA CONTRATAÇÃO
Lidando com a baixa motivação:
Ao perceber que o cliente tem baixa motivação em prosseguir, deixar claro para o cliente que é necessário considerar a idéia de não levar o projeto á diante.
Se ainda assim prosseguir com o mesmo, reconhecer que o cliente pode estar sendo impulsionado por coerção, tente de alguma forma saber do cliente se o mesmo está sendo pressionado para fazê-lo.
Caso o cliente reconheça a pressão, o ideal é que o mesmo tente argumentar com quem lhe pressiona, se existe alguma forma de não realizar o projeto.
Reconheça ao cliente que entende que talvez o seu papel ( caso este seja de auditor ou investigador ) lhe cause um certo desconforto e deixe claro de que fará o possível para que consigam trabalhar juntos.
Planeje com o cliente a realização do projeto em pequenas etapas, provando ao cliente que o decorrer do projeto não será tão ruim quanto parece.
Admita ao cliente que apesar de sua baixa motivação você irá prosseguir com o projeto, busque meios que possam de alguma forma minimizar as preocupações de seu cliente e alcançar seus objetivos, mantendo o total controle do seu cliente sobre o acompanhamento do processo para que o mesmo não se sinta uma vítima.
Postado por: Marcio, Romário, Edson e Renato
Nenhum comentário:
Postar um comentário