sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Como cobrar por uma consultoria.
A atividade de consultoria vem crescendo muito no mercado, e muitos profissionais estão se se aventurando no segmento. Com isso novos consultores vem aparecendo e a grande maioria não ficam em dúvida quanto ou como cobrar pelos serviços.
Um consultor em inicio de carreira cobra algo em torno de R$ 20,00 por hora. Porém o profissional ele deve levar em consideração alguns critérios para definir um honorário justo para ambas as partes que chame a atenção de seu cliente. A sua reputação no mercado, sua formação acadêmica, currículo e até presença na mídia são cruciais na sua valorização profissional.
Outra questão que pode ser observada para decidir sobre o custo da consultoria é a importância do trabalho que será realizado e os resultados que a consultoria proporcionará à empresa contratante, ou seja, o quanto o consultor irá contribuir para redução de custos ou mesmo em ganhos de produtividade ao seu cliente.
Devemos levar em conta como em qualquer negociação,que é válido observar o mercado para ter uma base de referência na hora de decidir pelo custo da consultoria. Ter sensibilidade para as taxas que normalmente são cobradas no segmento empresarial do cliente certamente é um bom caminho para não errar na hora de decidir o valor da sua consultoria. 

Outro fator determinante para decidir quanto cobrar pela consultoria é a despesa que o profissional terá com suas necessidades de trabalho e o quanto isso pode interferir no orçamento final. Abaixo temos 2 fatores que determinam o quanto cobrar numa consultoria, primeiro precisamos avaliar nossos gastos fixo e variáveis.

Custo Fixo
• Telefone celular
• Combustível / Transporte
• Alimentação
• Internet
• Aluguel de escritório


Custo Variável
• Estacionamento
• Viagens / Passagens aéreas
• Hotel
• Táxi

Ao final do mês, o número de dias trabalhados/remunerados deve ser suficientemente rentável para o profissional custear todas as despesas acima. No entanto, obter ganhos somente para pagar tais contas não basta. É preciso sobrar uma quantia considerável no saldo final que atenda outras necessidades, como: poupança, previdência privada e gastos pessoais.


Depois dessas observações teremos uma noção exata o quanto cobrar pelos serviços, que como podemos ver é o justo pelo trabalho bem feito, que um consultor de negócios desenvolve nas empresas que buscam o serviços de ótima qualidade, atendendo a necessidade do cliente e o 
cliente a do consultor.


Postado: Marcio, Edson,Romário e Renato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário