quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Consultor Externo x Consultor Interno

Externo: Pode ser representado por um consultor autônomo ou por um profissional de uma empresa de consultoria.

Vantagens

- maior experiência, pois realiza o mesmo serviço em várias empresas;
- maior aceitação nos escalões superiores da empresa-cliente, pois, normalmente, sua  contratação é realizada pela alta administração;
- pode correr risco (dizer  e fazer coisas); e
- maior imparcialidade, pois não está envolvido nas questões do dia-a-dia da empresa cliente.

Desvantagens

- menor conhecimento dos aspectos informais da empresa-cliente;
- não tem poder formal, pois não pertence á estrutura hierárquica da empresa-cliente;
- tem menor acesso informal a pessoas e grupos; e
- geralmente, não tem presença diária.  

      Interno: Geralmente representado por um funcionário da empresa-cliente, o qual realiza serviços par áreas diversas da referida empresa.

  Vantagens

       - O maior conhecimento dos aspectos informais da empresa, pois é funcionário da referida  empresa;
       - presença diária
       - maior acesso a pessoas e grupos da empresa, pois é parte integrante dos mesmos;
       - participação efetiva na avaliação e no controle do processo inerente ao trabalho efetuado; e
       - tem algum poder informal, pois tem a maior interação com as pessoas e grupos da empresa.

      Desvantagens

       - menor aceitação nos escalões superiores da empresa;
       - geralmente tem menos experiência, e
       - menor liberdade de dizer e fazer as coisas.  


     No seu ponto de vista o que você entende de consultor externo e interno?




    Postado: Marcio, Edson,Romário e Renato 







6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O consultor externo tem um extremo poder de negociação, sabe articular sobre o seu trabalho, seu tempo, conhece sobre o que fala e realiza pesquisas antes de apresentar o seu serviço. Sabe articular tão bem que é capaz de convencer que é o melhor profissional para atender o que sua empresa precisa.Este tipo de profissional é o mais indicado quando se quer apenas uma melhor colocação da sua empresa no mercado, ter um plano de negócios mais agressivo, mais elaborado e planejado.consultor interno, que irá participar da rotina de sua empresa e conversará com cada funcionário individualmente. Ele não terá o poder de demitir nenhum funcionário, sua função é simplesmente ouvir o que eles não têm “coragem” de falar diretamente ao empresário. Isto, de certa forma, oferece confiança para que o seu empregado se pronuncie e fale o que realmente acha da empresa.

    O que a empresa faz e que deve continuar realizando?

    O que a empresa não faz e que deveria fazer?

    O que mais a empresa poderia fazer?

    Resumindo a diferença de um consultor para o outro é isso que acabo de explicar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio, o consultor interno e externo é um agente (legalmente autorizado) que intermedeia a relação segurado x seguradora, sempre orientando, esclarecendo, elucidando ao segurado seus direitos e obrigações em determinados contratos de seguro. Também age como consultor de riscos, analisando e identificando necessidades do consumidor para posteriormente encontrar, através de uma apólice de seguro, uma solução viável que traga segurança e tranquilidade. Promove e dissemina na sociedade a cultura do seguro, espalhando informação e fazendo com que as pessoas percebam que o seguro é essencial na atualidade na promoção de promover, intermediar, administrar contratos de seguro e, acima de tudo, defender os direitos dos segurados e proporcioná-los maior segurança e eficácia, tanto na contratação quanto na utilização de uma apólice de seguro. ou seja essa a função de um consultor externo e interno.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A definição de Consultor interno e externo dando enfase as montagens e desvantagens, porem com a rotatividade do mercado, podemos encontrar consultores internos com as mesmas caracteristicas do externo, e aprende-se muito quando o consultor interno tem apoio de um externo. A abordagem dos tipos de consultoria deixa claro a diferença e vantagem de cada um com relevância empresarial á consultoria a artesanal, pois ela entende a necessidade da empresa cliente, montando toda uma estrutura solida de método e técnicas administrativa para melhor atende-la. Baseando-se na amplitude, a mais completa, segura e bem estruturada é aquela que atua em todas as áreas de atividades da empresa cliente, sendo ela a consultoria total integrada, porém sendo ou não uma evolução da especializada, só que mais abrangente que esta.

    ResponderExcluir
  5. Concluo então que, se você quer sua empresa melhor posicionada no mercado, o consultor externo é o mais recomendado, ele tem um extremo poder de negociação, conhece bem sobre o que fala e realiza pesquisas antes de apresentar o seu serviço. Conhece tão bem que é capaz de convencer a todos que é o melhor profissional para atender as necessidades da sua empresa. Normalmente são indicados por uma pessoa de sua confiança.
    Este tipo de profissional é o mais indicado quando se quer apenas uma melhor colocação da sua empresa no mercado, ter um plano de negócios mais agressivo, mais elaborado e planejado.

    ResponderExcluir